terça-feira, 3 de março de 2009

[Alta] Gastronomia

Eu ainda estou tentando entender qual a diferença essencial entre a comida caseira e a "Alta Gastronomia".

1. "A Alta Gastronomia busca os sabores mais harmônicos, deliciosos..." Ah, eu também busco (sõ não consigo achar).


2. "A Alta Gastronomia é exótica." Eu já misturei soja com canela num saduíche de pão francês, pra aproveitar o que tinha em casa. (só pra constar: foi uma merda. Mas foi exótico, falaê!)

3. "A Alta Gastronomia geralmente é cara". Não explica... tem coisa cara e ruim e tem coisa boa e barata.

Vai saber....

Tá, tá... vamo colocar as coisas de modo objetivo então. Segundo a Wikipedia:


"A gastronomia (do grego antigo γαστρονομία; γαστρός ["estômago"] e νομία ["lei"/"conhecimento"]) é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluíndo, não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições." (a dança??!)

Você: Ah, então quer dizer que a dança é que faz a diferença?
Eu: Anham, campeão.

Mas deu pra entender. É muito interessante ver que esse pessoal prega que a culinária é uma arte, algo inato - ou a pessoa sabe ou não sabe cozinhar. Há outros que dizem que só uma questão de habilidade, treino. Eu, particularmente, não creio que seja arte. A arte nada mais é que a visão do artista sobre o qualquer coisa, e isso acho que não descreve perfeitamente o ato de cozinhar, certo? Ok. Mas acho que concordamos numa coisa então: a habilidade, o treino, a dedicação faz toda a diferença.

Mas, por quê raios eu tô falando de comida???

É pq tô lendo esse livro aqui muito bom (pelo menos pra quem gosta da área).


A Alma de um Chef - Michael Ruhlman (Editora SENAC)


Pra começar, ele retrata, de modo quase que jornalístico, uma semana infernal na vida 4 grandes chefs americanos. Eles estão se aplicando a um puta teste pra tentarem obter o certificado do que eles chamam de "Master Chef" - CMC. É a última certificação possível a um chef da Alta Gastronomia (pelo menos na América). Só existem 72 no mundo, atualmente (até 2008).

Durante os testes fica muito claro que existe uma linha muito tênue entre o que é considerado Alta Gastronomia e um simples prato com visual, sabor e impacto razoáveis. As situações dentro da cozinha definem um grande chef, a coordenação da cozinha, o equilíbrio nutricional dos pratos, a visão e, obviamente, a habilidade do sujeito.




Enfim, leitura recomendada.




"Alta Gastronomia, é nóis!"

9 comentários:

Passarinho disse...

Gastronomia é a arte ou ação de fazer uma macarronada de R$3 virar uma macarronada de R$50 ("a la Alfredo") de tal forma que o cliente/consumidor ainda saia satisfeito após o pagamento da refeição...

Alexandre Justino disse...

cara, acho que nunca li sobre comida em um blog! hehehehehhehehe. foi boa a experiencia! espero um dia comer alguma coisa sua irmao! abraço!!

p.s.: ótima escolha pro nome do blog. se fosse outro josé eu diria, "¬¬, audacioso!", mas como eu sou seu fã, achei otimo! ehawiuhiuaewhihaweiuh

Anônimo disse...

A comida dele é divine! ;)

Gustavo Correia disse...

Comer alguma coisa minha?! Aí é exótico, caro e de-li-ci-oso meu bem!

HAHAHA (risada do clodovil)

Anônimo disse...

Achei que ia acabar saindo um
receita...
Fica de idéia para um próximo post.

Anônimo disse...

AHHHH já comi uma coisa sua!! calma, calma... foi churrasco nna sacada de um apê. Bem estilo "churrasco na lage" altiiiiiiissima culinária, hein?!) e tomei ovomaltine. :D José... fico bão hein!!!

;)

Anônimo disse...

Alta gastronomia é fazer à noite no mato na penumbra da fogueira e headlamp, macarrão com azeitonas regado `a molho de atum num fogão improvisado de latinha minuciosamente cortada com canivete cego. Ah, isso tudo sob efeito exagerado de álcool. Valeu Correia!!!

Gustavo Correia disse...

Alta no sentido alcoólico Paixão...

ou Altamente nociva à saúde!

hahaha
q isso, tava dukaralho aquela gororoba ;)

Anônimo disse...

Cara, sei que o post é antigo e vc já deve ter terminado de ler o livro por agora, mas queria compartilhar que vc descobre o que é alta gastronomia no ultimo episódio da 2a temporada de Larica Total (passa no Canal Brasil, mas tem disponível na internet, pergunte ao seu amigo Google ou àquele seu colega YouTube)! Recomendo!

Recomendo também Kitchen Nightmares que passa no GNT segundas às 18hs (ou no YouTube...)